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Marketing de Engajamento

Engajamento é a ação, ou reação, do usuário a uma determinada postagem de um projeto de marketing digital. Esse engajamento pode ser um clique no link, um comentário, um compartilhamento.

Marketing de Engajamento

Muito se houve falar em marketing digital.

Juntamente com ele vem outras palavras que até pouco tempo atrás eram desconhecidas, tinham outro significado ou nem existiam.

Palavras como engajamento.

Vamos descobrir o que é engajamento no marketing digital e como obter mais engajamento para o seu site ou blog.

Nos acompanhe neste post. 

O que é engajamento?


Engajamento é a participação de forma voluntária para alguma ação: um trabalho, uma atividade, forças militares, esses são alguns exemplos. 


Mas o marketing muitas vezes se apropria de alguns desses tipos de termos.

Engajamento é uma estratégia utilizada para criar uma afinidade entre uma marca e seu público.

Esse engajamento deve acontecer de forma voluntária, seu público deve se interessar pelo conteúdo publicado e, com isso, interagir: curtindo, compartilhando e até mesmo indicando para outras pessoas.

Usuário engajamento se torna um defensor de sua marca.



Como calcular o engajamento?


Para calcular o engajamento devemos dividir o envolvimento que é o número de ações tomadas em determinado conteúdo, pelo alcance que é o número total de pessoas engajadas

Mas para esse engajamento dar resultados concretos é necessário que haja metas e expectativas.

Mas se utilize de métricas mais apuradas para determinar o número real de engajamento.

Se você postou um vídeo, por exemplo, não deve metrificar somente pelas visualizações, pois tem diversos tipos de visualizações. Se a pessoa só clicou mas não assistiu ou assistiu por pouquíssimos segundos, não vai haver engajamento.

O ideal é analisar por relevância da ação por exemplo: pessoas que assistiram 15 segundos ou 10 minutos, daí os resultados de sua métrica será mais apurado.

Com esses dados você terá conhecimento do que seu público se interessou (ou não) por esse determinado conteúdo que você publicou e decidir se continua nessa linha de publicações ou se precisa reformular suas estratégias.

Jamais publique posts com informações inúteis, não pensadas e não planejadas. 

Nas publicações com baixo engajamento se faz necessária uma análise para descobrir o que não deu certo. O que não agradou o seu público para que ele não se envolvesse. Será que foi o texto, a imagem...Daí se torna necessário fazer testes para ir descobrindo o que não funcionou para eliminar esse tipo de conteúdo de suas publicações.

E nas publicações com alto engajamento também se faz necessário analisar para descobrir o que está dando certo.

Vá criando conteúdos semelhantes até descobrir o que funciona bem com seu público. 

Com os resultados das métricas, você poderá fazer um investimento financeiro maior nas estratégias que estão dando maiores resultados.


 

Mas você precisa analisar outros fatores também.

Faça estas perguntas:

-- Qual foi o retorno deste conteúdo?

-- Qual era o objetivo deste post?

-- É o público certo que está chegando na minha página

-- Que tipo de engajamento estamos tendo?

-- Quais os tipos de reações o post está tendo?

Se o seu post estiver cheio de reações tristes, de raiva e/ou com muitos comentários negativos não é um bom engajamento e você precisa analisar para saber o que aconteceu.

Mas se aconteceu o contrário e o seu post recebeu muitos  amei, ha ha e/ou comentários positivos, o engajamento foi positivo e da mesma forma merece ser analisado para saber o que deu certo para continuar investindo nisso.


O poder de metrificação é um fator muito importante em todas as estratégias de marketing digital.


Ela lhe dá conhecimento do que funciona e do que não funciona, dando-lhe a oportunidade de fazer as mudanças necessárias.





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