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Inbound Marketing

Inbound marketing é uma estratégia de criação de conteúdo digital relevante e de qualidade focada em atrair um público com maior chance de conversão, transformando-os em leads e, posteriormente, em clientes.

Inbound Marketing


Inbound marketing



Você já ouviu falar em inbound marketing?

Sabe o que é e para o que serve?

Hoje falaremos um pouco sobre inbound marketing e o que ele pode fazer por sua empresa.

Nos acompanhe neste post.


Imbound Marketing

Inbound marketing é, em tradução literal, a “porta de entrada” ou marketing de atração”.

Mas vamos aprofundar a explicação, inbound marketing é um conjunto de técnicas dentro do marketing digital que envolve a criação e o compartilhamento de material específico para o seu público-alvo, que visa atrair, converter e encantar clientes.

Produzindo conteúdo de qualidade sua empresa conseguirá manter um excelente relacionamento com seus clientes.

O inbound marketing é o contrário do marketing tradicional.

No marketing tradicional a empresa transmite para o cliente, é uma via de mão única.

No inbound marketing a empresa cria razões para o cliente vir até ela e interage com ela.

Você investirá menos em propaganda e conquistará mais clientes.

O inbound marketing é 62% mais barato do que o marketing tradicional.

É uma abordagem que faz seu público alvo vir até você, atraindo aqueles que realmente têm interesse no seu produto.

O inbound marketing cria materiais que orientam seu provável cliente sobre seu produto, ajudando na solução de seus problemas e no esclarecimento de suas dúvidas.

Com certeza o principal objetivo do marketing é aumentar as vendas e com o inbound marketing não é diferente.

Mas o inbound marketing vai além.

O inbound marketing visa atrair contatos com potencial de compra e auxiliar nesse processo.

O inbound marketing visa também aumentar a visibilidade da empresa e manter um excelente relacionamento com seus clientes.

Afinal cliente satisfeito indica seu produto e/ou serviço e compartilha seu conteúdo nas redes sociais.

E você consegue metrificar os resultados para ver o que está funcionando ou não e com isso, fazer as mudanças que forem necessárias para um melhor resultado.

Veja a seguir os 3 principais objetivos do inbound marketing.

Inbound marketing -- atrair clientes

3 objetivos do inbound marketing


  1.  conversão

A conversão passa por etapas.

             O inbound marketing, através de uma série de estratégias, com publicações em sites, blogs, redes sociais, vai focar em pessoas que estão propensas a serem atraídas por seu produto e/ou serviço.

               Se você conseguir atrair a atenção delas, sua empresa terá um cliente em potencial (visitantes do seu site) e você precisa que ele compre. Você precisa transformá-lo em cliente, ou seja, convertê-lo. Essa é a primeira etapa.

               Então seu público-alvo se transformou em visitante. Agora precisamos que se tornem leads (são visitantes que deixam algum tipo de informação de contato como nome e e-mail, em troca de uma oferta oferecida pela empresa, como por exemplo, um conteúdo educativo).

               Oferecendo conteúdo relevante você consegue interagir com esses visitantes e utilizando ferramentas como landing pages e call actions consegue conversão desses visitantes em leads.

               Nesse ponto são usadas ferramentas de automação para estreitar mais esse relacionamento e chegar ao objetivo principal que é a venda.



  1. venda

              O fechamento de uma venda é o objetivo principal de todos os negócios comerciais que visam a obtenção de lucros.

              E é também o objetivo principal do inbound marketing.

              Quando seu visitante é convertido em lead, ele precisa ser bem nutrido.

              E essa nutrição precisa ser feita com muito cuidado, envolvendo-o com os conteúdos certos para que ele não se perca no caminho.

              Esse relacionamento precisa ser estreitado com as estratégias de marketing digital mais adequadas.

              Você precisa usar as ferramentas de marketing como um grande diferencial no processo de vendas.


  1. fidelização e encantamento

             Bom, você já vendeu e agora?

             Agora você precisa garantir a satisfação do seu cliente com o produto e/ou serviço adquirido e garantir que ele queira voltar a comprar.

             É MAIS BARATO MANTER UM CLIENTE DO QUE FAZER UM NOVO.

           Fidelizar e encantar o cliente é realmente muito importante para o processo de inbound marketing. 

           Se você o convenceu a fazer a primeira compra precisa mantê-lo encantado para que não vá para o concorrente. 

           Os clientes têm a tendência de se sentirem especiais quando recebem uma comunicação de produtos e ofertas especialmente pensada neles.

            Isso estreita os laços com seus clientes e os mantêm interessados e fidelizados.

            E um público fiel ajuda a divulgar sua marca se tornando também uma ferramenta de marketing. 

            As avaliações que seus clientes podem fazer do seu site, produtos e/ou serviços são de grande importância para agregar valor de mercado à sua empresa.

            Com uma empresa bem conceituada você terá mais chances de atrair mais pessoas interessadas no seu produto e/ou serviço, afinal a concorrência na internet também é muito grande.

             É um desafio permanente.

             Por isso continue com as estratégias de inbound marketing mesmo depois da conversão para manter o encantamento e a fidelidade do seu cliente

             Isso lhe trará grande poder de competitividade.




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