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Facebook

O Facebook é a principal rede social do Brasil e uma das principais no mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativos e com enorme potencial de visibilidade é uma excelente plataforma para divulgação de sua marca.

Marketing Digital no Facebook


Você com certeza já utiliza o Facebook.

Hoje falaremos sobre o uso do Facebook pelas empresas para divulgação de sua marca.

Falaremos sobre o alcance orgânico e sobre os anúncios pagos.

Nos acompanhe neste post.


 

O que é o Facebook?


O Facebook é uma rede social que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias.

O Facebook permite reduzir as distâncias e incentiva o relacionamento pessoal.

Traz também excelentes ferramentas de gestão, e-commerce, publicidade e análise de resultados, o que possibilita fazer ótimas e precisas estratégias de marketing de conteúdo.

Permite a formação de grupos de interesse e páginas com finalidades comerciais e de lazer, enviando-nos sugestões de páginas das quais se goste. Veja mais abaixo como isso é feito.

1 em cada 4 pessoas (de todas as idades) no mundo tem conta ativa nesta rede social. 

O Facebook mantém pessoas no mundo inteiro conectadas (exceto na China, onde é proibido).

Só no Brasil são mais de 127 milhões de usuários ativos diariamente.

Desses usuários 76% checam a plataforma todos os dias e passam em média 35 minutos conectados.

E precisamos levar em consideração que muitas pessoas que não usam o Facebook mas consomem seu conteúdo através da conta de outro usuário e juntamente com ele.

Com esse enorme número de pessoas e com esse potencial imenso de visibilidade, sua empresa também precisa estar no Facebook para alcançar ótimos resultados de marketing.

 

História do Facebook


Esta ferramenta foi criada em 04 de fevereiro de 2004, por mark Zuckerberg (na época com 22 anos), Dustin Moskovitz, Chris Hughes e pelo brasileiro Eduardo Saverin, para ser usado por estudantes da universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, EUA.

Existem duas formas de gerar tráfego dentro do Facebook para sua empresa. O tráfego orgânico e o tráfego pago.

Veja a seguir.

Tráfego orgânico no Facebook


Esta opção de marketing digital necessita de poucos recursos e pode dar um resultado muito bom.

Nesta opção são definidos os métodos para que sua empresa tenha uma maior visibilidade fazendo com que as pessoas a encontrem a partir de buscas por assuntos relacionados ao seu tipo de negócio, com base em suas necessidades.No Facebook também é possível utilizar o marketing de conteúdo, compartilhando conteúdo de seu blog, fazendo comentários mais informais e respeitando os limites para que haja uma boa interação.É importante evitar conflitos, termos pejorativos, postagens repetitivas ou de cunho apenas promocional.Para aumentar o número de acessos orgânicos, você deve investir em conteúdos únicos e relevantes para que sejam atrativos para seu público alvo.

Facebook Ads


Nas páginas empresariais do Facebook é possível através dos anúncios pagos segmentados, obter engajamento de sua audiência e um contato direto com ela.

O Facebook disponibiliza o Gerenciador de Anúncios para a criação de seu anúncio nas redes sociais. 

Nele você pode preparar divulgações voltadas para o Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.



Esses anúncios podem ser extremamente segmentados, de acordo com gênero, idade, idioma e geografia e seguem 8 padrões:


  1. Um impulsionamento para seus fãs, para aumentar curtidas e compartilhamentos

  2. Anúncios para base de fãs, para estimular as curtidas

  3. Anúncio que faz com que os cliques sejam direcionados para o site

  4. Anúncios focados em conversões nos sites

  5. Anúncios que estimulam os usuários a baixar seu aplicativo

  6. Anúncios que tem como objetivo o engajamento com seu aplicativo

  7. Anúncios para promover um evento

  8. Anúncios que promovem uma oferta.


É importante levar em consideração as quatro etapas do ciclo de uma rede social para os anúncios que promovem uma oferta. Devendo levar em conta ouvir a sua audiência, entender as principais dúvidas, formar parcerias com autoridades no assunto e só então apresentar um produto para venda.

Mas tenha alguns cuidados na hora de interagir.

É necessário ter cautela ao postar, compartilhar curtir e responder para manter a credibilidade, a confiança e a postura no Facebook.

Como o Facebook escolhe o que mostrar ao usuário, de tempos em tempos a rede recebe atualizações em seu algoritmo que visam o seu aprimoramento.

Em 2011 foi criada a mais importante delas.


Uma ferramenta que aprende com o comportamento de cada usuário através de seus cliques, compartilhamentos,  curtidas e também com os conteúdos ignorados por eles.

Dessa forma “escolhendo” mostrar somente aquilo que é interessante para cada usuário.

Se você não ouvir o que sua audiência quer, muito provavelmente não vai fazer uma oferta interessante para eles.

Uso do Facebook para geração de  negócios


Tem algumas boas práticas que você deve seguir na página da sua empresa, para Mas você precisa entender sua persona para planejar um trabalho focado no tipo de conteúdo que será melhor aceito por ela.

Você pode usar artigos escritos, imagens, checklists, vídeos e até mesmo usar a rede para promover seus ebooks e outros materiais ricos para ajudar ela a ser mais eficiente.

Veja os principais pontos:

 -- adicione uma foto de perfil de boa resolução ou use sua logomarca

-- Use uma foto de capa atraente, ela é uma ótima maneira de divulgar sua marca e causar um impacto positivo

-- complete seu perfil com todas as informações que são importantes como site, endereço, descrição, missão, telefone e email.

-- adicione seus colaboradores

-- defina o tom de voz usado para a comunicação

-- planeje bem o conteúdo que você vai divulgar (lembre-se de ouvir sua audiência antes disso)

-- promova sua página e publicações;

-- mensure seus resultados, lembrando que curtidas e compartilhamentos por si só não dão dinheiro.

Vale lembrar que as chamadas métricas de vaidade (curtidas e compartilhamentos) não te ajudam a monetizar. Por isso esses não devem ser os únicos indicadores levados em conta na hora de ver se a rede social está sendo efetiva ou não para sua estratégia.

Melhores conteúdos para o Facebook


O Facebook é uma rede social muito abrangente e que permite o uso de diversos tipos de conteúdo.


Dicas para aumentar o engajamento


-- Seja mobile friendly


As pessoas estão usando cada vez mais os smartphones para abrir sites, consultar a internet, ler artigos e e-mails e checar as redes sociais.

Ao produzir um conteúdo para o facebook certifique de que ele é próprio para ser acessado por um celular ou tablet, já que boa parte de seus acessos com certeza virão por esses dispositivos.


-- Use imagens


As imagens são muito importantes quando se pensa em uma comunicação via Facebook.

Elas reforçam a identidade da marca e ajudam a aumentar o engajamento com sua audiência e destacar o que você está promovendo.

As imagens são o carro chefe do Facebook.Use imagens mas não deixe de mensurar quais estão sendo mais efetivas para sua rede e use mais imagens semelhantes aquelas que estão dando melhores resultados.

-- Use vídeos

Vídeos geram muito mais engajamento e alcance do que somente textos.

Faça vídeos curtos.

Crie conteúdo de impacto logo no início, o Facebook entende como visualização o número de vezes que o conteúdo foi visto por mais de 3 segundos.

Não há a necessidade de grandes produções mas são necessários cuidados básicos com a gravação, conteúdo e roteiro. 

A criatividade é de fundamental importância para um maior alcance.

O Facebook prioriza conteúdos inseridos direto da sua mídia, por isso, evite o Youtube para alavancar seu alcance. Suba seu vídeo direto na rede, o resultado será muito maior.


-- Defina seu público

Você pode usar as ferramentas oferecidas pela rede social para definir seu público, com os filtros de segmentação como gênero, idade, idioma, educação, local de trabalho, status de relacionamento entre outros.

Segmentando seus anúncios de forma correta você mostrará que realmente conhece sua audiência, se comunica com ela e isso faz você investir de forma mais certeira.

-- Use os relatórios do Facebook para mensurar seu sucesso

Através dos relatórios disponibilizados pelo Facebook você consegue saber quais posts e imagens estão sendo mais acessadas, curtidas e compartilhadas. Isso te ajuda a definir os assuntos que são mais bem aceitos pelo seu público.

Mas não use somente as métricas do Facebook.

-- Faça perguntas

O engajamento com sua audiência é uma das melhores formas de conhecê-los e de gerar leads para seu negócio.

Faça perguntas para que respondam e compartilhem suas atualizações e anúncios.

-- Não deixe comentários sem resposta

Assim como é importante ouvir sua audiência para gerar bons conteúdos também é importante responder a todos os comentários na sua página, caso não tenha a resposta na hora, diga que a trará o mais breve possível ou indique outro canal para atendimento.

Isso mostra que você está presente.

Dessa forma você estará demonstrando a atuais ou futuros clientes que sua empresa se importa com eles.

Um bom atendimento é fundamental em todas as áreas da sua empresa.


-- Estude quais os melhores horários para suas publicações

Através do Facebook Insights você consegue descobrir quais são os picos de acesso da sua página e assim pode postar nos horários mais interessantes para que o público veja sua empresa.


-- Frequência das postagens

Uma ou duas vezes por dia garante um engajamento de até 40%maior do que  três postagens no mesmo período.

Isso nos mostra aquela máxima de que “qualidade é melhor do que quantidade”

Mantenha periodicidade no número de postagens.

É um processo que requer dedicação mas você pode programar as publicações dentro da própria plataforma do Facebook.

Dessa forma não perderá alcance.

Agora que você você viu o alcance que o Facebook pode proporcionar para sua empresa, não fique de fora.

E se você não tempo e/ou pessoal para isso, avalie contratar uma empresa de marketing digital.

Você pode ter excelentes resultados sem precisar aumentar seu quadro de funcionários.


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