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Por Que Você Deve Investir em Marketing de Conteúdo

Com o Marketing de Conteúdo sua empresa vai atrair e envolver as pessoas, gerando valor e criando uma percepção positiva da sua marca para elas.



Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

Sua empresa ainda não investe em Marketing de Conteúdo?

Então está na hora de você reavaliar suas opções de marketing.

Neste post falaremos da importância do Marketing de Conteúdo e o que ele pode fazer por sua empresa.

Nos acompanhe no texto abaixo.


Porque você deve investir em Marketing de Conteúdo?


Antes de dizer porque você deve investir em Marketing de Conteúdo, vamos dizer  o que é Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada em atrair clientes e potenciais clientes com conteúdo relevante para o seu nicho de mercado.

O bom conteúdo não foca em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar alguma coisa. A venda é uma consequência do processo.

Com o Marketing de Conteúdo sua empresa vai atrair e envolver as pessoas, gerando valor e criando uma percepção positiva da sua marca para elas.

O marketing de Conteúdo tornará sua marca conhecida e com isso irá gerar mais negócios para sua empresa.

Fornecendo informações valiosas e relevantes para a sua audiência, sua empresa se tornará uma autoridade no seu nicho de mercado.

Com isso na hora de realizar uma compra no seu segmento elas lembrarão das informações úteis fornecidas no seu blog e a tendência será comprar de sua empresa.

Mas antes de investir em Marketing de Conteúdo, toda a estratégia digital tem início no seu site.

Seu site precisa ser funcional, atrativo, rápido, responsivo e de fácil navegação. E deve conter informações de sua empresa.

E deve ter um blog.

Blogs são versáteis e suportam diversos tipos de mídia.

É nesse blog que serão publicados os conteúdos relevantes para sua empresa e que atrairão os possíveis clientes.

A seguir vamos enumerar 15 motivos pelos quais você deve investir em Marketing de Conteúdo.



15 Motivos para você investir em Marketing de Conteúdo

1. Melhora o seu ranqueamento no Google


Se você quer que o seu produto seja encontrado na internet, você precisa estar na primeira página dos mecanismos de pesquisas.

Isso irá aumentar as chances de sua empresa ser encontrada pelo público certo.

As pesquisas mostram que 95% dos usuários não chega na segunda página dos buscadores.

E aí  entra o marketing de conteúdo.

Um dos critérios mais importantes para ranquear entre os primeiros resultados usado pelo algoritmo do Google é a produção de conteúdo especializado e relevante.

O algoritmo do Google é o programa que filtra e entrega, fazendo aí o ranqueamento, as informações nas páginas de resultados, de acordo com a busca do usuário.

Claro, esse é um processo gradual, não acontece da noite pro dia. 

Precisa de tempo.

Mas aplicando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que traduzindo significa: otimização para os mecanismos de busca( Google, por exemplo), as chances de sucesso aumentam.

Com a aplicação dessas técnicas seu site conseguirá tráfego orgânico e subirá no ranking dos mecanismos de busca.

2. Diminui os seus custos de marketing 

O marketing tradicional pode sim dar bons resultados, mas custa muito caro.

O marketing tradicional, que é focado em anúncios, fica em torno de 62% mais caro do que o Marketing de Conteúdo e é menos eficiente.

Usando o Marketing de Conteúdo como estratégia de marketing, você atrairá pessoas que tem afinidade com o seu negócio.

Sua estratégia de marketing pode começar com um investimento financeiro pequeno.

As oportunidades geradas pelo Marketing de Conteúdo são muito grandes.

Todos os anos são realizadas 2 trilhões de buscas no Google.

A tendência desses números é só crescer.

Com toda essa questão do Coronavírus, mais e mais pessoas passaram a pesquisar e a comprar pela internet.

Muitas dessas pessoas tiveram essa experiência pela primeira vez.

Embora tenham começado por uma necessidade do momento, se tiveram uma boa experiência, provavelmente continuarão utilizando a internet.

E existem outros mecanismos de pesquisa além do Google.

Para começar, uma ideia que você pode colocar em prática é criar o blog da sua empresa para publicar artigos relacionados ao que você vende, focados no interesse do seu público.

E tem métricas, através das quais você pode avaliar o retorno dos seus investimentos.

3. Ganhar visibilidade e reconhecimento da marca

O Marketing de Conteúdo também é uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade da sua empresa no universo online.

Inclusive nos blogs, sites, redes sociais, buscador do Google, fóruns, etc.

Com um bom posicionamento nesses ambientes, você será encontrado com mais facilidade.

Afinal, “quem não é visto, não é lembrado”.


4. Informa e educa o mercado sobre o seu produto

Você pode aumentar suas vendas com publicações no seu blog, produzindo um bom conteúdo sobre seus produtos ou serviços.

A leitura de material relevante influência na decisão de compra.

Muitos consumidores preferem a informação e não um anúncio.

E você tem acesso aos relatórios dos resultados.

Com esses dados em mãos você terá autonomia para informar as pessoas das vantagens de seus produtos ou serviços, despertando e mantendo seu interesse  


5. Aumenta o alcance do seu negócio

Um conteúdo relevante e de qualidade atrai mais pessoas e aumenta o alcance do seu negócio.

Essas pessoas, gostando do seu conteúdo, vão compartilhar em suas redes sociais, atraindo cada vez mais pessoas interessadas.

A maioria das pessoas estão na internet atrás de informação, mas não de qualquer informação.

Estão em busca de informações úteis.

Então você precisa conhecer seu público para poder entregar o conteúdo que ele está buscando.


6. O Marketing de Conteúdo é muito importante para a sua estratégia de inbound marketing


Inbound marketing ou marketing de atração é um amplo conjunto de estratégias para atrair potenciais clientes de forma espontânea. 

No marketing tradicional a empresa corre atrás de clientes.

No inbound marketing a empresa explora outras estratégias para atrair e consolidar sua audiência.

Utilizando de técnicas de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais, despertando o interesse nos possíveis clientes, sempre por meio de conteúdo de qualidade para o seu público alvo.

Com a criação de distribuição de conteúdo relevante e de qualidade você manterá a atenção do seu leitor e despertará o interesse de novos.

O marketing de Conteúdo é parte essencial da estratégia de inbound marketing.

 


 7. Aumenta a autoridade da sua marca 



Com conteúdo relevante e de qualidade  e periodicidade em suas publicações, você aprofunda o relacionamento da sua empresa com a sua audiência, aumentando a autoridade da sua marca.

E aumentando a autoridade da sua marca, o aumento nas vendas é só uma consequência.

 


8. Ajuda a gerar leads

Mas o que um lead?

Lead uma pessoa que que demonstrou interesse em seu conteúdo e deixou um contato, normalmente um e-mail.

Essa pessoa se torna um potencial cliente que você pode informar e educar para comprar o seu produto ou serviço.

Claro, nem todos os leads se tornarão clientes. Mas existe uma probabilidade 5 vezes maior, de que os leads gerados através do Marketing de Conteúdo se tornem clientes do seu negócio.



9. Ter defensores da sua marca

As pessoas (clientes ou não) que lerem seu blog e encontrarem conteúdo de qualidade e relevância podem se tornar defensores de sua marca. E o “boca a boca”ainda influencia na decisão das pessoas e é muito forte para empresas de todos os portes.



10. Aumenta o lifetime value (LTV)



Lifetime value é sobre o valor que cada cliente gasta ao comprar produtos ou serviços da sua empresa.

Vale mais a pena vender para quem é cliente do que para quem ainda não é,  porque o custo é menor.

Então, quanto mais assertivos forem os conteúdos oferecidos no pós-venda mais o LTV tende a aumentar.

Mais o cliente atual deve comprar de você.




11. Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)


Custo de Aquisição de Clientes é o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividido pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

É uma métrica essencial para determinar a saúde financeira de uma empresa.

Em resumo, é o valor que sua empresa gasta para conseguir um novo cliente.

É um custo que sai do caixa da empresa, o ideal é que seja o mais baixo possível. Entretanto, quanto menos injetar seu dinheiro em mídias pagas menor será o seu CAC.

Com a ajuda do marketing de conteúdo, você pode reduzir o CAC e também o processo de vendas.

O Marketing de Conteúdo faz com que os clientes cheguem ao momento da compra com menos dúvidas e mais conscientes sobre o seu produto.

12. Maior tempo de navegação em seu site

Quanto mais conteúdo a sua empresa publicar, e quanto mais relevante o conteúdo for para o seu leitor, maior será o tempo que ele navegará em seu site.

Isso é de extrema importância.

Afinal, quanto maior for o tempo que um visitante passar em seu site, maiores serão as chances do mesmo realizar a ação que você quer.

Como a aquisição de um produto ou serviço.


13. Aumenta o seu volume de vendas



Claro que esse é o objetivo principal de qualquer empresa. Afinal não havendo vendas não tem como uma empresa se manter.

Então, ao atrair mais tráfego para o seu site (blog), você constrói um relacionamento com a sua audiência, o que levará a uma consequência (quase inevitável), o aumento no volume de suas vendas.

Para vender seu produto ou serviço pela primeira vez, você precisa preparar as pessoas para a compra.

E você faz isso através da informação.

Com a informação você ajuda as pessoas a verem que têm um problema e que o seu produto ou serviço é a solução.

Isso cria uma conexão com a sua empresa.

A tendência é essas pessoas procurarem a sua empresa na hora da compra, até como forma de retribuição pelas informações fornecidas.



14. Fideliza e aumenta confiança dos seus clientes atuais e futuros

Em qualquer tipo de relacionamento, quanto mais se conhece e entende a outra pessoa, mais fácil fica confiar nela.

No Marketing de Conteúdo é a mesma coisa, como você irá publicar conteúdo relacionado com o seu mercado e produto/serviço, o seu novo contato passa a conhecer mais sobre o seu negócio.

E para fidelizar seus clientes após a primeira compra, o que a empresa precisa fazer é manter o consumidor bem informado. Nutrindo ele com conhecimento e informação de qualidade para que ele sempre retorne.

Os resultados se tornarão visíveis nas vendas e nos custos de marketing.

Afinal, a empresa não precisará de todo o esforço inicial para atrair, despertar a confiança e converter. 

O cliente estará pronto para comprar novamente.


15. Imunidade contra o aumento de bloqueio de anúncios



O bloqueio de anúncios é um problema que cresce cada vez mais para anunciantes.

Muitos usuários usam ad blockers. 

Atualmente, 93% das compras em todo o mundo começam através de pesquisas em sites de busca, como o Google.

O marketing de conteúdo chega para solucionar esse problema.Pois não utiliza propaganda de forma direta ou agressiva. Os artigos são postados no blog da empresa ,nas redes sociais, vídeos e tutoriais em canais como o Youtube para mostrar ao seu lead que você tem a solução que ele está buscando.


Conclusão:


 -- O Marketing de Conteúdo ajuda você a se tornar um especialista no seu nicho de mercado e ainda gerar mais vendas para sua empresa.

-- O Marketing de Conteúdo aumenta suas chances de de aparecer na primeira página do Google e atrair mais tráfego para o seu site.

-- O Marketing de Conteúdo contribui para que mais pessoas conheçam sua marca e seus produtos e/ou serviços.

-- O Marketing de Conteúdo continuará a trazer resultados a longo prazo, gerando tráfego e leads.





De acordo com a pesquisa Contente Trends 2019, 67,3% das empresas brasileiras já utilizam Marketing de Conteúdo, 16,5% estão em fase de implantação.

E das que ainda não utilizam, 56,9% pretendem aplicar em 2020.

O Marketing de Conteúdo chegou para ficar.




Deixar de investir em Marketing de Conteúdo é tornar-se invisível diante do seu mercado-alvo.

E seus concorrentes  irão se destacar e conquistar o seu espaço.




Então não deixe para amanhã.

Comece agora.





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