Sistemas web, sites, lojas virtuais, web design e marketing : Solid Web agência web - Soluções e ideias pra você. Telefone: 47 9990 1137

Sistemas web, sites, lojas virtuais, web design e marketing: Solid Web agência web - Soluções e ideias pra você.

Google Glass - Veja o mundo com outros olhos

Google Glass - Veja o mundo com outros olhos

O Google Glass, também chamado de Project Glass, trata-se de um óculos que possibilita a interação de seus usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada,  com o dispositivo eletrônico é possível tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeo conferências. 

Atualmente o Google Glass está ainda em fase de testes, e sendo implementado em várias áreas, um exemplo bem recente é o novo app do Livestream, uma aplicativo que incorporado ao Google Glass  possibilita transmitir para o mundo inteiro exatamente o que você está vendo com muito mais facilidade do que antes!

Através do aplicativo, também será possível ver o chat que acontece no streaming, permitindo que você possa interagir com seus espectadores.

Existem muitos rumores e aparentes preocupações que surgiram sobre o uso do Google Glass de forma indevida, como por exemplo gravar imagens das pessoas sem o seu devido consentimento, e o Google se mantém na defensiva, alegando que pode não ser um problema imenso como alguns defensores da privacidade dizem. 

Pode parecer estranho o fato do Google Glass ser usado para transmitir o que você está vendo para o mundo,  mesmo que isso envolva outras pessoas que não sabem disso, mais isso já pode ser feito de outras formas também, e devemos olhar essa nova tecnologia na ótica das vantagens que ela pode oferecer em diversos setores, como por exemplo a medicina, onde o dispositivo tem se mostrando de muita valia.

Em Boston, nos EUA, um hospital desenvolveu um sistema de recuperação de informações customizado que permite que os médicos da emergência usem um código QR presente na parede das salas para levantar informações sobre cada paciente, os profissionais podem falar com as pessoas que atendem e realizar procedimentos diversos ao mesmo tempo em que veem relatórios sobre problemas, sinais vitais, resultados de laboratório e outros dados.

 “Acreditamos que a habilidade de acessar e confirmar informações clínicas nos leitos é um dos recursos mais fortes do Google Glass”, disse o chefe de informações do centro médico, John Halamka. “Creio que a computação vestível vai substituir a baseada nos tablets para muitos médicos que precisam de suas mãos livres e de acesso instantâneo aos dados”, ressalta.
Na atualidade o uso do Glass é limitado por questões como a falta de integração com sistemas hospitalares, o que deve ser resolvido com o tempo. 

No Brasil, uma das primeiras empresas a anunciar um app para o Google Glass foi o banco Bradesco, em novembro de 2013 o banco lançou um aplicativo que permite aos usuários localizar agências e máquinas de autoatendimento da sua marca e da rede Banco24Horas mais próximas, além de receber as direções e coordenadas pelo Google Maps. O aplicativo também fará o mesmo procedimento para hospitais conveniados à rede Bradesco Saúde. 

 

Segundo o Bradesco, as próximas atualizações do aplicativo permitirão acesso a operações bancárias básicas como saldos, transferências e pagamentos de contas. Já é possível fazer testes do app no espaço 'Bradesco Next', no Shopping Iguatemi JK em São Paulo.

Recentemente o Google anunciou parceria com a fabricante de óculos Luxottica,  que irá criar peças do Google Glass das marcas Ray-Ban e Oakley, será projetada e desenvolvida uma coleção exclusiva de armações para os óculos que incorporam a tecnologia.


O Google Glass promete também ajudar as empresas a dar um salto na produtividade e a cortar custos. "Os maiores beneficiados serão os setores que necessitam de diagnóstico e resolução de problemas de forma rápida e ainda as empresas que precisam deslocar especialistas para áreas remotas", afirma Angela McIntyre, diretora de pesquisas do Gartner. 

O lançamento oficial do Google Glass está previsto para o final de 2014, e o preço deve ser algo em torno US$ 1,5 mil. 

O Google Glass poderá trazer um impacto na maneira como as pessoas trabalham, em um futuro mais próximo do que podemos imaginar, o dispositivo poderá se tornar um item indispensável no trabalho de muitas pessoas.

Obrigado e até a próxima!

 

 

Celso Lorena
celsolorena@solidweb.com.br

 

 

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/2014/02/google-glass.shtml, http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/11/bradesco-lanca-aplicativo-para-o-google-glass.shtml, http://www.google.com/glass/start/, http://www.tecmundo.com.br/google-glass;

Solicite uma proposta agora mesmo!

Veja mais