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Como deixar seu site ou sua loja virtual mais atraente e rentável?

Como deixar seu site ou sua loja virtual mais atraente e rentável? Nesse artigo você vai encontrar dicas e exemplos sobre design, usabilidade e técnicas que farão a sua taxa de conversão subir, podendo até mesmo chegar a 100% de melhoria..

Como deixar seu site ou sua loja virtual mais atraente e rentável?

Para seu site ou loja virtual ter um bom design e ser atraente para os visitantes, e não apenas para você, é preciso entender alguns princípios que garantem um bom design para o seu site.

Nesse artigo você vai encontrar dicas e exemplos sobre design, usabilidade e técnicas que farão a sua taxa de conversão subir, podendo até mesmo chegar a 100% de melhoria.

E isso pode significar para seu site:

  • Mais tráfego
  • Mais emails na sua lista de emails
  • Mais credibilidade
  • Mais comentários
  • Mais receitas/vendas

Em um estudo sobre confiança e desconfiança em sites realizado pela pesquisadora Elizabeth Sillence e sua equipe para a universidade de Nortúmbria (Newcaslte – UK), os pesquisadores colocaram várias pessoas para visitar diversos sites na internet e responder se eles confiavam ou não confiavam nesses sites e porquê.

O estudo mostrou que, quando as pessoas não confiavam nos sites, 94% das vezes essa desconfiança estava relacionada a problemas de design.

É isso mesmo. 94% são as chances de um novo visitante não confiar em seu site ou na sua loja virtual “apenas” pelo seu design ser ruim, e não importa o conteúdo do seu site é uma obra-prima.

Para um visitante no

vo, o mais importante é a primeira impressão. E essa impressão é muito rápida. Você tem apenas 8 segundos para que o visitante confie no seu site ou tudo estará perdido.

Isso apenas reforça o quanto somos visuais, e influenciáveis por imagens, ou seja, a primeira impressão que causa efeito em nós, está relacionada diretamente ao que conseguimos visualizar, e isso é um instinto do ser humano, que antes mesmo de obter informações concretas, faz um pré julgamento com base na 'beleza' que seu olhos podem observar, e que pode chamar sua atenção.

Você pode pensar

 sobre isso em coisas do seu dia-dia, quando você vai comprar algo para comer ou vestir por exemplo, certamente sua escolha será altamente influenciada pelo visual, você não irá colocar em seu prato para comer algo que tenha uma aparência feia, apenas ao olhar você já irá imaginar que isso poderá não ser uma boa experiência. Você também não irá comprar uma camisa, por exemplo, que tenha um cor ou detalhes que você não goste.

Nós somos assim, e agimos dessa forma sem mesmo nos dar conta, somos extremamente visuais.

Ok! Mais o que posso fazer para tornar meu site ou minha loja virtual mais atrativo e conquistar novos clientes potenciais?

Vamos começar com os '5 ERR

OS QUE PODEM ACABAR COM A CREDIBILIDADE DO SEU SITE':

# Design: esse é o fator número 1 que pode acabar com a credibilidade do seu site!

# Usabilidade: uma boa usabilidade e design devem andar juntos, ou seu site vai fracassar;

# Demora: você clica em um link esperando visualizar um site, ele demora mais de 30 segundos para abrir. Você desiste;

# Invisível: você tem um site lindo, mais os principais buscadores não conseguem encontra-lo para apresentar em resultados de busca de quem está procurando seus serviços e produtos, ninguém visita seu site;

# Excessos: o usuário acessa seu site e não sabe o que ler primeiro, sua página é um verdadeiro 'carnaval' de cores e informações espalhadas e sem coerência;

Nós preparamos algumas dicas para que seu site ou sua loja virtual tenha sucesso garantido na internet e sua vendas comecem a acontecer hoje mesmo:

1 # Prefira um Layout  com uma coluna, ou no máximo duas colunas.

Um site que possui seu layout com várias colunas pode confundir o leitor e desviar sua atenção do propósito principal.

Além disso, desenvolva um conteúdo que envolva o leitor e ofereça possibilidades de ele poder interagir, seja com comentários ou mesmo entrando em contato através de um formulário de contato.
Outra característica importante é que o design seja responsivo, isso garante um boa usabilidade para os usuários independente do dispositivo utilizado para acesso (pc, notebook, tablet, smartphone, etc.)

2 # Use cores apropriadas e em harmonia.

Cada cor tem um significado. Você pode encontrar diversos livros e sites na internet com dicas de como as cores fazem isso e os seus significados.

O problema é que a maioria das pessoas ao desenvolver seu site, quer usar as suas cores preferidas, ignorando que isso pode transmitir uma mensagem errada para seus possíveis clientes. 

As cores quentes como o vermelho e o amarelo transmitem uma mensagem mais forte que cores frias como o azul e o verde.

Já as cores escuras tendem a passar uma ideia de algo fechado ou exclusivo, enquanto cores claras valorizam o espaço.

Mais para elaborar um bom layout, e utilizar as cores de forma correta e com resultados, é preciso levar em consideração vários aspectos, como o ramo da sua empresa, quais os principais objetivos você pretende atingir com seu site, qual público alvo de seu site, e isso tudo preservando a identidade visual de sua empresa.

3 # Construa uma identidade visual limpa e cativante

Estilos visuais são extremamente importantes em seu site, e devem remeter a identidade visual da sua empresa/marca. O uso das cores deve ser avaliado cuidadosamente. Estilos visuais como cor, profundidade e contraste podem ser usados como um sinal de confianç

a para ajudar as pessoas a compreender a linguagem fundamental de navegação em seu site, o usuário quer saber facilmente: Onde estou, onde posso ir?

Para comunicar isso de forma objetiva e sem poluir o layout, é preciso aplicar de forma consistente e sem abusar de cores que podem deixar o usuário confuso e espantá-lo de seu site.

4 # Mantenha o foco ao invés de confundir o usuário

É comum encontrar sites com vários links espalhados para todos os lados, na esperança de atrair o maior número de clientes possível. Isso é um tiro no pé!

Procure manter o foco nos produtos e serviços que realmente você gostaria de vender e que podem lhe trazer bons resultados, mais sem chamadas excessivas e repetitivas.

5 # Chame atenção para o que realmente interessa

Você deve trabalhar de forma que os tópicos que gostaria que seus clientes observem sejam distintos dos elementos que o cercam, essa é uma forma efetiva de conversão.

Use tons diferentes (sem abusar), trabalhe nas tonalidades, na profundidade de forma que um item em destaque possa parecer mais próximo que o restante da página.

Se você realmente quer destaque em um determinado item, como por exemplo um botão 'comprar', use cores complementares (como azul, laranja ou vermelho, por exemplo).

 

6 # Construa uma interface consistente e intuitiva

Uma interface consistente e intuitiva é a melhor forma de reduzir o processo de aprendizado, o cliente pode chegar até seu site e navegar com facilidade.

Uma interface consistente e intuitiva pode ser construída com vários recursos, como: cores, direções, comportamentos, posicionamento, tamanho, forma, rotulagem e linguagem.

Porém, utilizar muitos elementos podem tornar o layout inconsistente e causar confusão e desconforto para o usuário, que vai abandonar seu site.

7 # Evite 'bordas'

Bordas geram concorrência de atenção com o próprio conteúdo, elas podem ser usadas para definir um espaço, mas também nos tiram atenção do que realmente importa por serem percebidas como linhas explícitas. Procure 

usar formas alternativas de definir relações visuais que exigem menos atenção para que seu conteúdo seja o centro das atenções, ao invés das 'bordas' que o cercam!

8 # Ofereça benefícios para seus usuários

Todos nós gostamos de presentes, e ao oferecer um benefício para os usuários que estão visitando sua empresa através do seu site é uma excelente tática para cativar novos clientes. Mais ofereça algum benefício real, e não algo que não possa ser utilizado e nem despertar nenhum interesse no cliente.

9 # Faça ofertas relevantes

Ao criar suas ofertas, procure sugerir produtos para as pessoas falando de seus benefícios e para que/quem é indicado, algumas pessoas precisam de um incentivo para tomar uma decisão na hora da compra, e quando existem muitas opções de escolha, menor as chances de uma venda.

 

Não adianta você encher o seu site/loja de promoções. Muitas ofertas vão deixar o cliente desconfiado.

10 # Tente se comunicar diretamente com seu público alvo e seja específico

Você precisa deixar bem claro para que e/ou quem seus produtos/serviços se destinam e o que você oferece.

Deixar no ar incertezas no primeiro contato com seu cliente pode ser uma péssima atitude, você vai perder vendas com certeza.

Quando você é objetivo as pessoas confiam mais no que você diz, e isso aumenta suas chances de se conectar com esses novos clientes e aumentar suas vendas. Além de você estar atraindo a atenção de clientes que realmente lhe interessam.

11 # Deixe que os outros falem bem de você

Quando você mesmo fala sobre as vantagens e benefícios que sua empresa, produtos ou serviços oferecem, pode gerar uma certa desconfiança no leitor que vai acabar desistindo da compra.

Deixe que seus cliente falem das vantagens que você oferece, colete depoimentos ou dados que comprovem que sua empresa, seus produtos e serviços são é realmente bom como aparentam ser.

 

12 # Peça para o cliente somente as informações importantes

Nas paginas de interação com o cliente peça somente as informações que realmente são importantes (como nome, e-mail, telefone e mensagem), ninguém gosta de ficar preenchendo vários campos e informados seus dados pessoais, quantos menos informações você solicitar, maiores as chances de um usuário entrar em contato.

13 # Deixe seu site mais humano

Um site é uma poderosa ferramenta e pode lhe trazer ótimos resultados, mais para isso precisa ser bem elaborado, hoje existem diversas formas de manter um site atualizado, até mesmo sistemas que podem automatizar recursos e inclusive conteúdo.

Entretanto, pessoas gostam de pessoas. Mostre a seus usuários que há uma pessoa gerenciando o site, procure falar diretamente como se fosse uma conversa pessoal com seus clientes.

Deixe sempre visível as formas que seus clientes podem entrar em contato com você ou sua empresa, use links com informações pessoais dos autores ou um pouco da história da sua empresa.

14 # Interaja com seus leitores / clientes

Você deve oferecer a possibilidade de interação dos seus leitores com seu site, ou sua empresa.

Quem lê também escreve e muitas vezes também possui opinião sobre o tema apresentado.

Inclua campos para comentários e permita discussões acontecerem. Caso seus leitores percebam o espaço para participar, eles poderão voltar justamente para isso.

Além disso leia sempre os comentários e se for necessário de um retorno aos leitores.

Somente falar suas ideias e transmitir suas opiniões, enquanto os usuários falam qualquer coisa não é tão agradável para o leitor quanto permitir um diálogo ou um debate sobre uma determinada ideia.

A interação pode ser a primeira conexão através do site com um novo cliente.

15 # Participe das redes sociais

Não espere que seus clientes cheguem até você só porque você é legal ou porque o seu site é bonito.

Uma ótima forma de atrair novos clientes é com o uso das redes sociais como, Facebook, Google+ e Twitter.

São ferramentas incríveis para divulgar a existência de seu site ou loja virtual, e o melhor que isso tudo pode ser feito sem custos.

Inclua plugins das redes sociais em seu site para melhorar a experiência dos usuários e possibilitar a divulgação do seu site por eles. As pessoas gostam de compartilhar o que elas acham interessante.

 

16 # Ajude os buscadores a encontrá-lo

Uma das principais formas que novos clientes vão chegar até seu site ou loja virtual é através dos buscadores como o Google.

Eles apresentam em seu resultados de buscas conteúdos  relevantes ao que os usuários estão pesquisando.

Caso seu site apresente algumas dessas palavras buscadas, as chances são que novos clientes poderão conhecê-lo.

Mas para isso, é necessário aplicar algumas regras conhecidas como Search Engine Optimization, SEO ou otimização de mecanismos de busca.

SEO são técnicas de aprimoramento que a médio e longo prazo trarão um bom aumento de audiência.

Até mesmo em curto prazo pode-se perceber diferenças, se o trabalho for bem feito.

Não adianta ter um conteúdo e divulgá-lo se essa divulgação não é eficaz.

Todos os projetos desenvolvidos pela Solid Web contam com estes recursos em todas as páginas,você pode tirar o máximo proveito. Aproveite e peça um orçamento!

17 # Mantenha seu site atualizado e com novidades e bom conteúdo

Colocar um site ou loja virtual online é apenas o primeiro passo. Para alcançar o sucesso, você precisa fazer manutenções constantes, adicionar novidades, conteúdo exclusivo, imagens interessantes e atraentes:

tudo isso pode ajudar com a relevância de seu site. Se ele apresenta somente conteúdo antigo ou cópias de outros lugares, por que uma pessoa deveria voltar a visita-lo?

 

Ter um site bem planejado é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu projeto na internet, e essa tarefa envolve diversas etapas e detalhes.

Aqui na Solid Web nós fazemos um estudo e planejamento para cada projeto que desenvolvemos sempre buscando os melhores resultados para nossos clientes, e claro, para os clientes dos nosso clientes também.

O nosso maior entusiasmo é ver nossos clientes tendo sucesso com seus projetos na internet e obtendo excelentes resultado.

Venha desenvolver seu site ou loja virtual com a Solid Web e garanta seu sucesso na internet.

Quero Solicitar uma proposta para meu projeto!

Um abraço e até a próxima.


Celso Lorena
celsolorena@solidweb.com.br
 

 

 

 

Você gostou dessas dicas? 
Já utiliza algumas delas em seu site ou na sua loja virtual e viu resultados?
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